Tempo causando estragos no RS: Como se proteger; Previsão para Santa Catarina

广告位火热招租中

Com as fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, também existe uma previsão de que Santa Catarina será afetada a partir da madrugada desta quinta-feira, dia 02, segundo a Climatempo. Ainda restam 21 pessoas desaparecidas e dez mortes nos municípios mais afetados no RS.

chuva
Imagem ilustrativa de chuva

O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), utilizou as redes sociais para pedir apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para dar suporte à situação. Forças de segurança e prefeituras estão auxiliando no atendimento às vítimas.

desastre causado pela chuva
Imagem ilustrativa de desastre causado pela chuva

A Climatempo informa que a frente fria proveniente do Rio Grande do Sul deve afetar Santa Catarina, com a previsão de uma quinta-feira com muitas nuvens e possibilidade de chuvas em áreas do centro-sul e oeste catarinense. Já as cidades de São Miguel do Oeste e Chapecó oferecem grande risco para seus moradores por conta das fortes chuvas. No litoral e em Florianópolis, a previsão é que as instabilidades comecem a partir da tarde.

A situação de Santa Catarina

Tempestade
Imagem ilustrativa de tempestade

Acumulados e regiões afetadas

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, serão emitidos alertas de atenção, com instabilidades a persistirem sobre o estado durante essa sexta-feira, dia 03, promovendo chuva volumosa em cidades como Criciúma, Lages, Caçador, Xanxerê e Concórdia. Os volumes devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e nas divisas do RS. Já em outras áreas como Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí, os volumes previstos devem ficar em torno de 100mm.

Medidas para fortes temporais

Recomendações por Risco

  • Com a possibilidade de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e queda de galhos e árvores, é importante evitar atividades ao ar livre, permanecer em casa, se possível, e não atravessar áreas alagadas ou inundadas;
  • No caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Incentive o auxílio às pessoas vulneráveis, como idosos, pessoas doentes ou com dificuldade de mobilidade ;
  • Em áreas consideradas de risco, recomendamos entrar em contato com a Defesa Civil da sua cidade para saber as medidas a serem tomadas para garantir a sua segurança e de sua família;
  • Em caso de emergência, é importante ligar para a Brigada Militar (telefone 190), Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).
Alerta de Tempestade
Imagem ilustrativa de Alerta de Tempestade

Ao menos 104 municípios relataram danos no RS

De acordo com a última atualização da Defesa Civil do RS, 10 pessoas morrer


Por /


广告位火热招租中